1 de fev. de 2010

O som do silêncio


Tenho o costume de tirar o som da televisão para ver qual o efeito disso. Quando faço isso em um canal em que esteja dando a novela ou alguma entrevista é porque eu simplesmente me incomodo com o excesso diário de som, mas fazer essa experiência em programa de clipes é muito bacana. Um clipe sem música é um mundo sem sentido. Com a música, às vezes, já não faz sentido algum, mas sem som chega a ser hilário, principalmente quando o clipe é de uma banda de meninas gostosas ou de cantores metidos. O que se vê é um cara vestido pra festa encostado na parede falando bobagens incompreensíveis ou um monte de meninas vulgares que mexem e remexem o corpo pra chamar a atenção do machão com quem estão contracenando. A dança não faz sentido, o olhar não avista nada e as palavras não chegam a ponto nenhum – já que é delas que dependem um clipe musical. Numa destas últimas experiências, me deparei com uma pergunta: o que é um clipe para um surdo? A minha resposta foi: um mundo colorido sem significado. É claro que o corpo fala, mas os clipes não foram feitos para surdos.

Experimentar a visão do outro através de meu próprio olhar é algo que me atrai. Eu sempre fui alta, logo não sei como é ver o mundo um pouco mais de baixo; caminho com as pernas, portanto, não sei como é andar em cadeira de rodas em cidades sem estrutura; não sou surda, por isso não consigo imaginar um mundo sem ruídos, não cheguei à velhice, consequentemente não sei como é não ser mais tão jovem. Todos os outros mundos que não correspondem ao meu, eu desconheço. Estou bem naquele em que me encontro, mas tenho vontade de compartilhar.

Uma vez estudei libras, mas como não tinha com quem conversar acabei esquecendo tudo. Era lindo falar com as mãos. É muito bacana falar com o corpo e reduzir um pouco o uso de palavras. Os dias são tão cheios de sons e barulhos incômodos. Fico impressionada com o fato de não conseguir ouvir uma música que toca em volume médio no meu ouvido por causa dos barulhos externos – por causa disso já desisti de tentar ouvir música dentro do ônibus. Um mundo completamente sem som, para mim, seria impossível, mas às vezes da vontade de desligar o mundo, colocar no ”mute” por alguns minutos para se conseguir ouvir somente aquilo que se quer. Seria interessante apertar no “mute” do meu controle remoto e por para tocar uma música instrumental.

Será que o mundo está cada vez mais barulhento por que as pessoas não querem se ouvir? Eu quero adotar uma campanha: desligue o mundo por 15 minutos, ouça o silêncio! Ouça o outro!

2 comentários:

  1. Bacana.

    Realmente, os clipes de hoje são cada vez mais apelativos. É triste ver isso, pois percebo que cada vez mais a música tem sido sincera. Apenas comercial.

    Mas ver o mundo com outros olhos parece ser um exercício bem interessante. Vou começar observando as coisas ao meu redor.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. No silêncio estão contidos todos os sons. E para ouvir a si, precisa-se de muito silêncio interior.

    ResponderExcluir