16 de mar. de 2010

FELIZ Aniversário!

Ontem foi meu aniversário e ao contrário de uma tradição de anos, eu não estava radiante e sorridente. No sábado e no domingo, dias em que fiz as comemorações com os amigos e parte da família, eu estava bem e feliz. Cantei, dancei, bebi, comi, conversei, sorri – como sempre foi. Mas no fim da noite de domingo fiquei estranhamente triste. No dia seguinte, data real de meu aniversário acordei chateada, aconteceram alguns eventos chatos e me aborreci. Como toda minha raiva e medo eu transformo em lágrimas, chorei. Chorei pela ausência de meu avô, chorei pela distância de meu pai e pela fase problemática pela qual passa metade da minha família. Não lastimei nada material, mas tudo emocional. E então, fiquei pensando como nós sempre nos obrigamos a sermos feliz nos nossos aniversários. Quando dá algo errado, rapidamente pensamos “logo no meu aniversário”, se fosse qualquer outro dia seria aceitável, mas no dia do aniversário, não. Tudo tem que ser bom. Eu me cobrei essa obrigatória felicidade durante o dia, tentei fazer coisas que me animassem, mas não importa quantas coisas eu tentasse ou felicitações carinhosas recebesse, não me animei. Pedi para que o dia acabasse logo e ele se foi com uma terrível dor de cabeça.

Nunca entendi as pessoas que não gostam de comemorar aniversário, por que para mim, é muito importante. Nossa, celebrar o dia em que eu vim ao mundo é fundamental, já que eu não sou só mais uma, eu faço alguma diferença. Porém, neste ano, tudo está acontecendo meio junto – minhas tias resolveram ter grandes problemas, minha avó piorou na saúde, meu avô faleceu – e eu resolvi sentir profundamente tudo isso (eu não simplesmente resolvi, eu sou assim). Não houve como não sentir e resolvi curtir a fossa.

Aniversário traz certas questões a tona, já que muitas pessoas que eu conheço tem medo ou receio de comemorar aniversário, por que acham que ninguém vai aparecer ou algo vai dar errado e, eu também sou assim. Acho que tudo isso está muito ligado a infância onde acontecem, frequentemente, decepções desse tipo. Os aniversariantes de janeiro e fevereiro sofrem com as férias – todos estão na praia – os de março com o início das aulas – não conhecem ninguém – e assim por diante. Cada um tem um trauma, o meu é não me sentir querida quando se esquecem de me felicitar ou de ir à festa – ninguém é obrigada a lembrar, mas ninguém é obrigada a esquecer – racionalmente, sei que as pessoas me amam felicitando ou não, mas emocionalmente eu preciso disso.

O dia 15 acabou, que bom! Hoje já me sinto bem melhor, o dia está lindo e eu quero comemorar a vida! E já espero pela chegada do próximo ano em que certamente as cobranças individuais e sociais virão acompanhadas, eu espero, de alegria.

4 comentários:

  1. Feliz aniversário!
    __


    Aconteceram coisas de mais em um curto período de tempo.

    O dia acabou e outro nasceu. É importante celebrar o dia de hoje. E mesmo ele sendo triste, ele é importante para o nosso crescimento.

    ResponderExcluir
  2. Aniversário e ano novo são datas parecidas, encerram um cíclo e iniciam outro, e costumam nos levar a reflexões semelhantes... Um olhar interno, autocrítico, que inspira resoluções efêmeras de transformação dos hábitos. Detesto ambos, como também não aprecio as outras datas comemorativas num tempo em que não vejo motivos para grandes comemorações por parte da humanidade...

    Por outro lado, ser lembrado com carinho é bom em qualquer ocasião, e se nas datas festivas nos encontraos mais frágeis, não há ocasião melhor para recebermos demonstrações de afeto...


    Abraços,

    Diego.

    ResponderExcluir
  3. Saber o que se sente e descrever com clareza é para pouca gente
    Feliz aniversário
    LSL

    ResponderExcluir
  4. Oi Lauana, lembro sim, poxa faz tempo que não falo com o Maikel, saudades desse cara! Como vcs estão? Obrigado por comentar meus trabalhos no blog, eu tenho um projeto pra miniaturas de RPG sim, mas infelizmente ainda não consegui por em prática. Estou esculpindo, no momento, apenas figuras de super-heróis nacionais pra "NHQ Editora", e isso tem me consumido todo o tempo que dedico a escultura. Tem um rapaz que esculpe miniaturas muito bem, acho que é de SP, e tem bons valores, se quizer, posso te passar o contato dele.
    Abraços

    ResponderExcluir