22 de jan. de 2010

Mais sobre a magreza

Achei uma reportagem bacana que está relacionada com o penúltimo post do blog (a foto tirei do google - não fazia parte da reportagem):



O professor e historiador de moda João Braga conversou com o Terra sobre a polêmica em torno da magreza das modelos nas passarelas. O assunto, porém, não é novo e tem até um rastro histórico. "Não é a primeira vez que a mulher sofre para ter o corpo magro", afirmou.

Segundo ele, nos anos 1960, quando os jovens começaram a ditar o padrão de beleza, muita gente não conseguia tais medidas. "O cinema começou a impor tal silhueta e, em seguida, com a modelo Twiggy e Mary Quant, que difundiu a minissaia, começou-se a ditadura da magreza."

Nos anos 1950, os padrões eram de adultos, com corpo mais rechonchudo. "Já os jovens têm a anatomia mais enxuta e quando a geração baby boom, concebida appos a Segunda Guerra, começou a se impor na sociedade, estabeleceu-se esta silhueta como sendo a normal."

Nos anos 1970, com a consolidação do movimento hippie, o corpo magro não era tão cultuado. "Nos anos 1980, o padrão estético foi o das pessoas saradas e malhadas na academia. Primeiro porque a mulher precisava se impor no mercado e também por conta da Aids, cujos doentes morriam com 25 kg ou 30 kg. Era preciso mostrar saúde. Ninguém podia aparentar doença."

Padrão estabelecido
João Braga explica que o padrão atual de passarela está estabelecido pelo mercado: homens e mulheres magros. "Isso já está incutido na cabeça das pessoas, porém pode gerar um problema social. Os jovens são muito vulneráveis à opinião alheia e acham que podem viver com uma folha de alface, o que pode se transformar num problema de saúde. E também não dá para acreditar que com 30, 40 ou 50 anos a pessoa vai manter o mesmo peso. O metabolismo muda e é preciso aceitar isso."

Ele lembra que foram os gregos que estabeleceram o padrão clássico de beleza baseado em três princípios: equilíbrio, simetria e proporção. Esses três elementos equilibrados são sinônimos de harmonia. "Tanto que em períodos nos quais não há uma padronização única, volta-se para o clássico grego. Já se estabeleceu que as medidas ideais da mulher são as do seio, cintura e quadril da Vênus de Milo."

Rosângela Espinossi
Direto da SPFW

Bem, eu não sei vocês, mas os braços da Vênus não são fininhos, ela não é bem acinturada e eu até vejo uma pancinha ali...

2 comentários:

  1. Oi Lauana,
    Tu me escreveu sobre os chaveiros Snoopy e Woodstock. Desculpe a demora na resposta.
    Me manda teu email para que eu possa te passar os detalhes sobre os chaveiros.
    Obrigada.
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Hola Laurana. Soy Ana del Badulake.
    En primer lugar agradecerte el enlace que has puesto en tu blog con el mio, haré lo mismo con el tuyo. En segundo lugar estoy encantada de conocerte.
    Repondiendote, no todo lo que está en el blog lo he hecho yo, muchas de las cosas las pongo para hacerlas, pero el tiempo y la cantidad de cosas que me apecería hacer muchas veces me lo impide.
    De todos modos lo que pongo lo hago por que me encanta el reto de ver algo bonito y poder hacerlo. Algunas cosas son encargos, otras son caprichos y otras nacen por que desde que las ví supe a quien le encantaría ese regalo.
    Cualquier cosa en lo que estés interesada podriamos hablar sobre ella.
    Un beso desde Madrid, España.

    ResponderExcluir