Há algum tempo descobri que eu era alérgica ao medicamento Dipirona e quando fui procurar sobre ele percebi que eu nem poderia ter começado a tomar. Coisa séria, né? Não sermos instruídos (ou não nos instruirmos) corretamente quanto aos medicamentos que tomamos e só percebemos que ele nos faz mal quando já está nos fazendo mal.Na verdade, isso é um perigo, pois eu só me dei conta que não poderia tomar dipirona quando já estava com duas manchas avermelhadas na pele que iam e voltavam conforme eu tomava o remédio.Lá pelas tantas, me dei conta do acontecimento e parei de tomá-lo. Se eu fosse um pouco menos cuidadosa poderia continuar contaminando o meu corpo com uma droga maligna que poderei acarretar outras tantas consequências. Aqui fica registrado o meu alerta.
E aí vão algumas informações que achei e gostaria de compartilhar:
O que é dipirona sódica?
A dipirona sódica é um antiinflamatório não-esteróide comumente usado em muitos países como analgésico e redutor de febre. No Brasil a dipirona sódica é comercializada como Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto, Sedalgina, Doridina, Migranette, Benegrip, Anador, Magnopyrol, Conmel, Difebril, Termopirona, Dipifarma, Termosil, Dorona, Hynalgin, Lisador, entre outros.
A dipirona sódica permaneceu disponível livremente por todo o mundo até a década de 70, quando descobriu-se que ela carregava um pequeno risco de causar agranulocitose -- uma condição perigosa e potencialmente fatal. A controvérsia sobre o nível de risco permanece até hoje. Vários países baniram a dipirona sódica totalmente ou limitaram seu uso somente com receita médica, porém no Brasil ela é vendida sem restrição.
Dipirona sódica e agranulocitose
A agranulocitose é uma condição aguda, que envolve leucopenia grave e perigosa. Leucopenia é a diminuição no número de células brancas sanguíneas. Como a principal função das células brancas é combater infecções, a diminuição no seu número pode aumentar o risco de paciente contrair infecção.
Disponibilidade da dipirona sódica pelo mundo
A dipirona sódica foi banida da Suécia em 1974, dos Estados Unidos em 1977, assim como em mais de 30 países como Japão, Austrália, Irã e parte da União Européia. Na Alemanha a dipirona sódica somente é vendida com receita médica. Na Suécia a dipirona sódica foi re-introduzida em 1995 e banida novamente em 1999.
No Brasil, e em outras partes do mundo (Espanha, México, Rússia, Israel, Bulgária, Romênia, entre outros países), a dipirona sódica é disponível livremente sem receita médica, sendo um dos analgésicos mais populares. No Brasil os remédios à base de dipirona sódica -- como Novalgina, Neosaldina e Buscopan Composto -- embora vendidos sem receita médica, carregam alerta e fornecem informações sobre agranulocitose. Embora a dipirona sódica seja vendida livremente no Brasil, seu uso tem declinado à medida que médicos vêm dando preferência a outros analgésicos, principalmente no tratamento de crianças.
Fonte: http://www.copacabanarunners.net/dipirona-sodica.html
Mais informações em:
http://www.saude.sp.gov.br/resources/geral/acoes_da_sessp/assistencia_farmaceutica/lista_medicamentos_dose_certa/dipirona_memento_srep_sac.pdf
Mais uma etapa cumprida!
Há 14 anos
Então mantenha este blog e divirte-se bastante
ResponderExcluirescrevendo tuas aventuras e louquices e que consiga conhecer o mundo atraves do teu blog.
Viajei agora mas tudo bem. Bjo,me liga!!!!Duda
Parabéns pelo blog e virei visitá-lo mais vezes.
ResponderExcluirGrande abraço.
Iara
ÔOOOOOOOOOOO filha já sei copiar e colar melhorzinho do que antes....rsrsrsrs
ResponderExcluirAgora mundo cibernético prepare-se cheguei.!
Beijus filha e tu escreve muito bem viu!
Mãe
Olá !
ResponderExcluirTive bradicardia sinusal (ritmo cardíaco alterado , menos que 50 batimentos por segundo) após administrar via oral a 'Neosaldina'e por consequência, queda de pressão arterial .
Isso foi nessa noite, madrugada onde, tomei o maldito medicamento para tentar aliviar uma dor. Bom, se aqui estou, é porque sobrevivi mas creiam, quase FUI essa noite a até agora, meus batimentos cardíacos ainda encontram-se anormais:(oscilação).
Portanto fica aí essa preciosa dica de quem já passou por isso e estuda esse assunto::: Dipirona MATA !
Pior, é vendido livremente em drogarias e farmácias até hoje: (04/05/2011).
Abraços !
Jr Medical
Assim como qualquer substância, vai depender do seu organismo. Já tomei Dipirona diversas vezes, sei do risco, e que só não devemos exagerar - tomando-a por prescrição médica.
Excluiroi tenho 28 anos e já tem 6 anos que sou ficiada em anador tomo uns 16 comprimido por mês...mas tou vendo que ta me fazendo mal tou tendo direto infeçao urinarias e estomago inflamado o que faço
ResponderExcluirminha dores so passam com anador...
Gostaria apenas de esclarecer algumas coisinhas à respeito da sua matéria:
ResponderExcluir1- Dipirona não é anti inflamatório não esteróide, é apenas analgésico e antitérmico.
2- TODOS os medicamentos tem efeitos colaterais e reações adversas. Se vc ler a bula não vai tomar nenhum.
3- Sempre tem que medir os riscos e benéficos de se fazer uso de qualquer medicação e consultar o médico.
4- agranulocitose é uma reação adversa grave porém muito rara.
5- outros medicamentos usados com o mesmo fim da dipirona tem muitos efeitos colaterais e reações adversas muito mais frequentes, colocando na balança, é mais seguro usar a dipirona, por isso ela é tão prescrita por nós médicos. Sem contar que ela praticamente não tem contra indicação e nem interação com outros medicamentos.
6- Fiquem calmos pq a dipirona não é um demônio, ela pode ser muito útil.
7- Reação alérgica você pode ter com qualquer medicamento.
Espero ter ajudado um pouco.
PS: sou médica.
Meu amigo era alérgico a dipirona , foi ao hospital com quadro de febre e mesmo.ele avisando q EEA alérgico aplicaram dipirona injetável e ele faleceu . Isso.é comum ocorrer ?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTive um problema no meu dente molar, problema de canal uns 4 anos atras e a dor era infernal porem tomei um LISADOR um micro comprimido e aquela dor que parecia jamais desaparecer em questão de 5 minutos a dor sumio entao voltei a tomar o LISADOR de 6 em 6 horas como prescrito em bula. tomei por volta de uns 4 dias seguidos e a dor nao voltou mais...quando fui ao dentista ver o que era cerca de 3 meses depois a dentista disse que a RAIZ do dente estava morta, que havia se rompido do nervo principal devido a algum remédio que tomei, porem depois de uns 5 anos voltei a ter dor de dente "em outro dente" devido a quebra do "mesmo"" enquanto colocava aparelho .e a dor só passa quando tomo lisador
ResponderExcluirAdoro Dipirona! Tomo pra qualquer dor que eu tenha, e nunca me fez mal!
ResponderExcluirTambém bebo dipirona quando necessário mas o dipirona tem lá suas vantagens e desvantagens
ExcluirAlguém sabe me dizer no caso de prescrição médica por quanto tempo ela pode ser prescrita. O medico pode passar por 30 dias. Não acho a resposta em nenhum lugar. Só diz que não pode ser usada por tempo prolongado.
ResponderExcluirSEMPRE QUE TOMO DIPIRONA NOTO QUE MEU DESEMPENHO SEXUAL AUMENTA ... FIZ O TESTE E CONFIRMEI ESTE FATO.
ResponderExcluirESPERO Q ALGUM LABORATÓRIO SÉRIO PESQUISE ISSO E DESCUBRA ALGO A RESPEITO .
Eu tomo uma cartela de dipirona por semana mas estou preocupada porque minha imunidade anda muito baixa, será que é por isso?
ResponderExcluirTive vários problemas de pele como furunculo, um atrás do outro, mal sarava um já saia outro, minha imunidade era muito baixa, pegava resfriado com muita frequência, vivia com a garganta inflamada e tomava muita dipirona.. até eu pesquisar sobre ela, aí descobri que ela além de baixar a imunidade, destrói os leucócitos que são responsáveis pela defesa das doenças no organismo.. conclusão não tomo de jeito nenhum e nunca mais tive nada inclusive as dores de cabeça que eram frequentes desapareceram.. espero ter ajudado!
ExcluirDipirona deixa a imunidade baixa. Cuidado! Inflamações de garganta, mucosa da boca, do estômago. Isso deveria ser amplamente divulgado!
ExcluirEu também já notei que o dipirona aumenta meu desempenho sexual. Acho que é porque o corpo fica mais relaxado.
ResponderExcluirEu também já notei que o dipirona aumenta meu desempenho sexual. Acho que é porque o corpo fica mais relaxado.
ResponderExcluirFiquei espantada quando fui ao meu médico, recentemente, dizer que eu havia descoberto que tinha leucôpenia e gostaria de fazer um tratamento, e ele me disse que bastava eu parar de consumir o dorflex, que eu tomava para dor de cabeça, porque tinha dipirona!!!!
ResponderExcluirÉ verdade a dipirona relaxa o corpo. Eu passei a dormir melhor e com isso meu desempenho sexual aumentou.. e eu vim ler sobre dipirona exatamente porque suspeitava que era isso que estava fazendo meu libido disparar.. gozado né?
ResponderExcluir